segunda-feira, 26 de novembro de 2007




Considerando que a ética na escola e a formação do caráter do aluno têm sido discutidas em todo mundo, este artigo trata o tema com base em três eixos. O primeiro apresenta algumas visões filosóficas de ética e de moral, buscando investigar se as distinções teóricas têm ou não significado social. O segundo eixo se relaciona aos fundamentos da ética e da moral como disciplinas práticas. A principal questão colocada é: os princípios gerais devem legitimar os juízos de valor éticos/morais o vice-versa? Finalmente, é abordado o papel cumprido pela escola na formação ética/moral do cidadão. Certas concepções educacionais como a de Comênio, a de Dewey e também as práticas pedagógicas homogeneizadoras, assim como as propostas relativas à ética presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, são discutidas.Palavras-chave: Ética na escola; Formação do caráter; Princípios éticos/morais; Argumentação; Parâmetros Curriculares Nacionais.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000300012&lng=pt&nrm=iso

Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos alunos e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.” *Em geral, o cotidiano das escolas, principalmente nos grandes centros urbanos é bastante agitado e às vezes até tumultuado. São muitos alunos, muitos conteúdos, muita gente para lá e para cá. Nesse contexto, nem sempre é fácil ter clareza do porquê de todo esse trabalho, ou em outras palavras, nem sempre se tem clareza de qual é o papel da escola na sociedade em que vivemos hoje.http://www.miniweb.com.br/Cidadania/cidadania/escola_etica.html

Ética no trabalho




Se você fosse funcionária do publicitário Marcos Valério, um dos principais personagens do escândalo das malas de dinheiro, cumpriria suas ordens sem pestanejar? E qual seria sua reação se a empresa onde você trabalha entrasse em sua caixa de e-mails? Alegaria invasão de privacidade?Valores éticos nas relações profissionais estão no centro de algumas das polêmicas mais inflamadas dos últimos tempos.

Como a ética esta na escola?


Um tema que parece estar ausente das discussões mais ou menos recentes sobre a Educação e a Escola - pública ou privada - é o da dimensão ética que deveria percorrer a questão educativa e ter a sua expressão no espaço escolar. Tanto no seu modelo de gestão e funcionamento, como no código de conduta de todos os que por lá passam.
Porque no passado a questão da Ética esteve muito ligada à Educação/Instrução Pública, fosse do ponto de vista filosófico - a Educação dos cidadãos como exigência ética da sociedade e do poder - fosse na perspectiva política - mais ou menos instrumental, consoante os regimes - fosse, afinal, na dimensão mais quotidiana mas não menos essencial do desempenho dos diversos actores em presença na Educação, em geral, ou na Escola, em termos mais restritos.